segunda-feira, 26 de novembro de 2007

“Dê a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.


trabalho teológico. analise exegeta sobre a narração bíblica;



. “É lícito ou não pagar impostos a César?” (Mc 12, 14b), “dê a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mc 12, 17),


Jesus, nesse discurso escatológico aponta aos cristãos um grito revolucionário, mostrando que o que é do homem é do homem, o que é de Deus é de Deus.
Deus não quer imposto, com efeito, quer uma vida em abundância para todos, o que não é visto na vida do povo daquela época tanto camponeses como o povo da cidade. O anúncio de Jesus é o anúncio da paz e os romanos já anunciavam uma paz ( pax romana), com guerras e massacres, ele (Jesus) apresenta aos cristão que Augustos não é Augustos, todavia não sendo detentor dos poderes divinos, era somente César o imperador, o Messias não vem com uma política a derrubar o poder do império e sim, uma política que derruba valores do império.

Sejam profetas e anunciem o nome de Deus sem o temor das conseqüências, quando vemos o que é ser profeta aprendemos a rejeitar a dominação romana e damos uma forma nova forma ao viver. Conseguimos enxergar a olho nu as moedas sendo entregues a César ao assistir o governo beneficiar os poderosos e derrubar os fracos. É fato lembrarmos no cenário da idade média onde a própria igreja “cobrava para entrar no reino dos céus”. Uma heresia contra os ideais da vida.

Política e religião devem estar em comunhão, mas não devem ser opressoras, pois o único poder é o divino, onde Deus é o centro do universo.



Eduardo Brasileiro.
foto: Iasser Arafat e um garoto(soldado).

6 comentários:

Michele disse...

Eu não entendi...

Anônimo disse...

Jesus é so um homem, e o Deus de israel muito provavelmente não existe, a ciencia forense desmente sistematicamente as sandices que estão na bíblia que o livro máximo desta crença, em toda a história matam em nome de Deus, que Deus é esse, antigamente a igreja matava por sua ganancia, hoje esse doidos suicidas em nome de Alá que nada mais é do que uma das facetas de Geová, o ser humano se acha tão superior aos animais e adora uma entidade que nunca viu a não ser pelas lendas de um Moises que mais parecem uma história folclórica judaica do que realmente a verdade, eu nao acredito em muita coisa escrita na biblia, existem livros com uma filosofia que prega a bondade, apesar de equivocada acredito que desta forma não há como fazer nenhum mal, mas outras partes falam em um exodo dos hebreus altamente questionável, porque a mim nao entra na cabeça como 3 milhoes de pessoas vagaram por um deserto por 40 anos, oque comiam?? e como nao foram achados pelos Egipcios nesse periodo... a controvérsias são grandes e as igrejas que se multiplicam exploram o pouco nivel cultural dos fiéis pra extorquir dinheiro usando como subterfúgio essas lendas sem pé nem cabeça.

MARCELO disse...

O ANONIMATO é crime, por isso, é bom que esta pessoa do comentário que não crê em JESUS e nem em Deus, possa pelo menos mostar seu nome, e venha a entender ou explicar sua existência, ou será que além de incrédulo, acredite que veio dos macacos, seria bom vê-lo, talvez como está nos dias de hoje. Fala de uma forma íntima com os animais, queria ver dialogar com os animais e eles fazendo um Feed back com vc.
Você tem é que se converter dos seus maus caminhos e se arrepender dos seus pecados, e declarar que JESUS por amor te perdoou e te aceitou em uma nova aliança.
Deve respeitar a crença daqueles que tem tudo para não lhe fazer nenhum mal e te abençoar, em vez de ficar procurando motivo para acolher seus erros.

Anônimo disse...

Rita said,
este anônimo se veio do macaco, quem criou o macaco??
Independente de onde ele veio, se veio de outro planeta, tem q haver quem/oq o criou.
Tenho pena destas pessoas anônimas q se fosse boa coisa, ao menos deixariam o nome q nem eu fiz.

Tiago disse...

O Deus que me fez, opera na minha vida até os dias de hoje, ele me escolheu des de o ventre da minha mãe e me capacitou, e nunca, jamais me desamparou, e seus sinais me seguem, o seu espirito santo habita em mim. o que ele fez e faz até hoje, não póde ser visto com os olhos carnais, não me admiro que vc não crê o sr. anonimo, mais eu tenho uma palavra pra vc, quem crer e for batizado será salvo, quem não crer, JÁ ESTA CONDENADO, mas vou orar por vc, e eu creio que Deus vai amolecer seu coração, qdo eu intercedo por alguem eu não desisto!

Anônimo disse...

Querida,, se tu nao acredita é simples! Tem ai um quadrado com uma crus sabe? Carrega lá e sai! Vlw.... que Deus te perdoe pois não sabe que diz.... boa noite