quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

"E Deus o fez a sua imagem e semelhança."(Gn 1, 26)




Há um mês atráz, comecei a ler um livro que nas primeiras paginas me pôs a querer devorá-lo de tantas questões, não há algo tão gostoso quanto essa sensação. O livro 'A viagem de théo' retrata a história de um garoto que com sua tia, parte numa viagem pelo Mundo a fora conhecendo todas as religiões e o por que de tantas.

Sou cristão, mas questiono como muitos o por que das diferença, por que tanto sangue derramado na visão escatológica de seus líderes e no questionamento social, psicologico?

Você, como eu, não tenha medo de dizer que eles mexem conosco, com suas metodologias de vida e suas espiritualidades em nível transcedental. Cristãos, Judeus, Muçulmanos e muitos... Guiam a fazem da humanidade o que é, hoje. Inegavel sua importância na história, sua influência e seu massacre, todavia, a resposta para tudo isso não encontrei. É intrigante pensar que na América do sul há jovens que acreditam em Cristo, em Jerusalém os Muçulmanos que acreditam em Maomé e o jovem judeu que em Israel acredita em Moisés. Por que o Eterno(Deus) assim chamado pelos Judeus, faria ao seus filhos todos diferentes, inconstantes nos pensamentos e até então viventes e torno da verdade "conveniente" para cada qual?

Me acostumei ao ver na televisão guerras em Jerusalém, os conflitos que separa e cria mortes pelo o que um dia Javé proclamou a terra prometida, o que pelo um dia Maomé questionou sua parte no plano da salvação ou o que um dia o salvador dos cristão iria nascer alí. Um lugar comum trazendo dentro o caminho da humanidade e tambem os seus maiores erros. De fato, somos humanos pelos nossos instintos, pela emoção ao nos reunirmos numa ceia ou pela razão ao olharmos para o indiferente.

Hoje sei, que 'não importa' se for Maomé, Moises ou Cristo, por Aláh, Javé ou Deus. O que um dia eles pregaram nessa visão além da compreensão o que nos envolve em seu manto sagrado ou não é, a paz e a felicidade que todo homem merece, e que deve ser alcançada não com o preço da guerra pressuposto por muitos nem ao menos por uma verdade absoluta e sim, pelo respeito no ato de coexistir com a diferença. O homem amanhece a todo dia para vencer seus preconceitos, para isso fomos feitos para amar e acreditar, de fato.


Eduardo Brasileiro.
foto: Coexistir. Bono Vox vocalista do U2, fazendo uma alusão a uma possivel coexistência "pacífica" entre cristãos (T), judeus (estrela) e mulçumanos (lua/C) ...Uma tentativa de paz ...

3 comentários:

Anônimo disse...

Edu,
Fazia um tempinho que você não escrevia textos... Sempre deu preferência aos poemas... Mas ficou muito bom!
Parabéns!
Escreva textos assim mais vezes!

Anônimo disse...

Sempre instigantes seus textos. Fato esse que você comenta já vem a minha cabeça milhares de vezes, mas nunca encontro respostas positivas.
Acredito naquilo que tenho fé, fato. Mas não brigo e não mato por isso, creio que deveríamos ser assim. Lutar não por um Deus, mas pelo BEM, que no meu ver é Deus.

[arruma os erros de gramaticais edu]

Eduardo Brasileiro disse...

o cara manda eu arrumar e me diz isso;

[arruma os erros de gramaticais edu]rs.

obrigado pelos comentários.